|
 
   Minha Conta
Acessar Minha Conta
Anunciar meu 4x4
Cadastrar-se
   Revendedor
Acessar Conta Revendedor
Anunciar Estoque
Cadastrar Revenda
   Comprar
Busca Rápida
Busca Avançada
Busca por Revenda
   Editoria
Notícias
Matérias Especiais
Dicas de Direção
   Serviços
Consultas Detran
Estradas
Links Off-Road
   Enviar matéria por e-mail   Versão p/ impressão  
Rural e Pick-up Willys
09/08/2009
A história da Rural e da Pick-up, derivadas do indestrutível Jeep.
A história da Rural Willys, fabricada durante 20 anos no Brasil, começou nos Estados Unidos em 1946, após a fim da segunda guerra mundial, quando a Willys Overland começou a lançar versões familiares do Jeep. Um foi o Jeepster, um conversível que nunca foi feito no Brasil, a outra foi a Station Wagon.

Em 1952 é fundado a Willys Overland do Brasil. Dois anos depois, a fábrica começa a montar os Jeep, usando peças brasileiras. A Willys Station Wagon, até então importada, passou a ser feita no Brasil no fim de 1958, com o nome de Rural Willys. As linhas eram as mesmas da modelo americana. Um detalhe característico era a pintura, diponível nas combinações: verde e branca, vermelha e branca ou azul e branca.

A primeira grande inovação veio na Rural de 1960: a dianteira ganhou linhas exclusivas para o mercado brasileiro. O pára-brisa passou a ser inteiriço e o mesmo aconteceu com o vidro traseiro. Este ano também marcou o lançamento da Pick-up Jeep.

Depois veio a Rural 4x2, feita para quem não precisava trafegar em terrenos difíceis. Foi lançada em 1964 com nova suspensão independente na dianteira e molas helicoidais, em vez de eixo rígido e feixes de molas, para aumentar o conforto. Esta tinha alavanca de câmbio na coluna de direção.

Em 1968 a Willys-Overland do Brasil é adquirida pela Ford. As linhas Jeep e Rural foram mantidas. A caminhonete chegou a ganhar um motor de 3.0 litros e dois carburadores que rendiam 140cv. Havia também a versão quatro marchas. Em 1970 a Ford lança a “Série Luxo” com motor 3.0 litros, novos detalhes de acabamento e pneus mais largos. A Pick-up passa a se chamar F-75 e tem motores 2.6 e 3.0 como opcionais. Em 1972 a versão 4x2 Luxo com suspensão independente deixa de ser fabricada.

Em 1975 a Ford passou a equipar a Rural com o motor 2.3 de quatro cilindros do Maverick. Com o novo motor 4 cilindros a Rural passa a ser montada exclusivamente com o novo câmbio de 4 marchas.

O último ano de fabricação da Ford Rural foi em 1977. A Pick-up F-75 continuou sendo fabricada até 1982, ganhando ainda a opção de motor a álcool.
 



 Texto: Redação
 Fotos: Divulgação
 
  Outras matérias:
09/08/2009 - O Hummer
09/08/2009 - Camel Trophy
09/08/2009 - Butler, o lar do Jeep
  Ver todas as matérias
  Veja as melhores ofertas de WILLYS aqui no Só4x4 !
 

 
|
|
 
Direitos reservados - Só4x4